O Corpo de Fuzileiros Navais é parte integrante da Marinha do Brasil, e é atualmente, a força militar mais bem equipada do Brasil. Internamente o CFN atua na segurança das instalações da Marinha e no auxilio a população através de ações cívico-sociais. No exterior, protege as embaixadas Brasileiras na Argélia, Paraguai, Haiti e Bolívia, e em diversas missões junto a ONU. Participou de todos os conflitos armados da Historia do Brasil.
O Corpo de Fuzileiros Navais é uma unidade de elite da Marinha do Brasil, constitui-se no maior efetivo de fuzileiros navais da America Latina, aproximadamente 15.000 homens, a missão do CFN é garantir a projeção do poder naval em terra, por meio de desembarques realizados em conjunto com navios e efetivos da Marinha.
INGRESSO
Todos sabemos que as Forças Armadas conseguem manter um alto padrão de treinamento na sua tropa mesmo com a falta de recursos. Dentre os mais diferentes cursos de formação, entre eles Paraquedista, Recruta do Exercito, infantaria da Aeronáutica, talvez nenhum seja mais puxado que a formação de um Fuzileiro Naval.
CIAMPA
O Centro de Instrução Almirante Miríades Portela Alves é a instituição destinada a formar exclusivamente soldados profissionais, todos voluntários e concursados. As suas tarefas são de assegurar aos Soldados Recrutas (SD-RC) a habilitação necessária ao exercício das tarefas destinadas aos Soldados do Corpo de Fuzileiros Navais, incluindo uma perfeita formação moral e militar-naval, além de conduzir outros cursos e estágios para oficiais e praças, quando lhe for atribuído.
Todo ano, são abertas cerca de 1.400 vagas para o concurso de admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiro Navais, jovens de 18 a 21 anos de todo o Brasil prestam o concurso em busca de realização de sonhos, ou para buscar melhores condições de vida.
O Processo Seletivo conta com diversas fases. Primeiramente o candidato realiza um exame intelectual de nível fundamental . Após isso, os aprovados passam por um teste de avaliação física(que incluem corrida, natação e outros exercícios). A fase seguinte é a bateria de exames da Inspeção de Saúde. A peneira continua com a realização de Exames Psicológicos. Após passarem por tudo isso e depois de conferida a documentação necessária, os aprovados são matriculados no curso de formação.
FORMAÇÃO
Após efetivamente serem matriculados no curso, são declarados recrutas e começa a formação. São 17 semanas de treinamento árduo, antecedidas de uma semana de adaptação. Durante esse período, os recrutas são divididos em 4 companhias, e dentro delas separados em 2 pelotões. Durante esse período, terão aulas de Instrução Militar Naval, Ordem Unida, Treinamento Físico-Militar, Instrução Básica de Combate, Fundamentos de Operações Anfíbias, Armamento e Tiro. Os recrutas recebem treinamento para guerra em pistas de combate em localidade, maneabilidade, tiro de combate, pista de cabos, câmara de gás, tanque tático, estande de tiro de fuzil, estande de lançamento de granadas, dentre outros. Durante o curso também são realizadas marchas, patrulhas e tiros de combate e de banqueta. Os recrutas também recebem instruções para a vida, como aulas de informática e palestras sobre drogas. Eles contam, ainda, com orientação educacional e pedagógica como numa escola civil.
As primeiras 7 semanas sem em regime de total internato, ou seja, sem sair no final de semana, a família só tem direito a visita-lo em 2 finais de semana. Passada essa fase, os recrutas podem ir para casa as sextas-feiras, e devem se apresentar ao quartel no domingo às 21h.
Rotina
Todos os jovens ingressantes no curso, passam por uma transformação que começa pela mudança de rotina e adaptação a vida militar e bastante treinamento físico, por isso antes de começar efetivamente o treinamento, o recruta passa por 1 semana de adaptação. Eles acordam às 5h15min da manhã, quando acontece a alvorada, e, das 5h30min às 6h15min, os alunos fazem treinamento físico ou aulas em pistas. O café da manhã é servido das 6h15min às 7h. Em seguida, os jovens assistem a cinco tempos de aula, com 50 minutos cada um, com intervalos de 10 minutos, das 7h ao meio dia. O almoço é servido das 12h20min às 13h20min. À tarde, há mais aulas, que se estendem das 13h30min às 17h55min, com um pequeno intervalo para o lanche. O jantar acontece das 15h55min às 18h35min.
À noite, das 18h45min às 21h20min, ocorre o estudo obrigatório. Esse tempo também pode ser dedicado à assistência religiosa – existem missas e cultos evangélicos regulares no CIAMPA – ou à exibição de filmes instrucionais. Às 21h30min uma ceia encerra a jornada dos recrutas. Contudo, às 21h45min, é realizada uma revista de recolher, onde são inspecionados armários e alojamentos. Há, ainda, uma verificação dos critérios de higiene dos jovens. O toque de silêncio soa às 22h.
*Além de toda formação básica de um soldado, o curso forma profissionais em guerra, confira fotos dos mais variados tipos de treinamento.
E após todo esse treinamento árduo, semanas fora de casa, a tão merecida formatura e a promoção a Soldado Fuzileiro Naval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário